A importância da suplementação de creatina e colágeno para saúde Íntima da mulher

A importância da suplementação de creatina e colágeno para saúde Íntima da mulher

A partir dos 30 anos, nosso corpo começa a produzir menos colágeno, uma proteína essencial para manter a pele firme, as articulações saudáveis e a hidratação das mucosas – incluindo a região íntima. Durante a menopausa, essa perda de colágeno é ainda mais acentuada, e está relacionada com a incontinência urinária, ressecamento e flacidez na área íntima.

Outro ponto importante é que as mulheres têm naturalmente menos creatina no organismo do que os homens. A creatina é uma substância que ajuda na produção de energia muscular durante atividades físicas, e sua falta pode contribuir para a perda de força e fadiga, muito comuns na menopausa. Além disso, este estudo mostra os inúmeros benefícios da suplementação de creatina

Para evitar a perda crescente de colágeno e suas consequências, a suplementação se apresenta como uma forte aliada na vida da mulher. E eu vou te contar todos os benefícios que ela pode te oferecer!

  • Os benefícios da suplementação de Colágeno são incontáveis…

Mas calma aí que eu não estou falando de qualquer colágeno: eu estou falando dos peptídeos bioativos de colágeno. Os peptídeos bioativos de colágeno são pequenas cadeias de aminoácidos obtidas a partir da quebra do colágeno, uma proteína muito grande. Eles são criados através de um processo chamado hidrólise enzimática, no qual o colágeno é "quebrado" em fragmentos menores, facilitando sua absorção pelo organismo.

Esse aumento da biodisponibilidade dos peptídeos de colágeno devido a melhora da absorção é fundamental para potencializar os resultados. Um estudo realizado na Coreia do Sul mostrou que a suplementação de peptídeos de colágeno melhorou a hidratação e elasticidade da pele de mulheres com idade de 40 a 60 anos.

Outro estudo científico demonstrou em modelo ex-vivo de pele (explante de pele) o aumento da produção de colágeno e glicosaminoglicanos a partir da adição de peptídeos bioativos de colágeno. Isso explica a melhora da qualidade da pele através da suplementação desse ativo. 

Além disso, a suplementação de colágeno é benéfica para o intestino, e já se sabe que um intestino saudável contribui para a saúde da sua região íntima. Os peptídeos de colágeno podem atuar como prebióticos e estimular o crescimento de bactérias benéficas intestinais, de acordo com um estudo publicado no Food Science.

  • Mas e a creatina? Por que sua suplementação é tão importante também?
  • Como já dito anteriormente, o estoque da creatina na mulher é menor do que no homem, portanto a suplementação diária de creatina se torna interessante, especialmente para a mulher. Além de proporcionar energia muscular, ela auxilia no ganho de força e massa magra, combatendo a fadiga e melhorando a performance durante o exercício físico.

    Surpreendentemente, muitos estudos têm mostrado também benefícios para a saúde cerebral. A suplementação de creatina ajuda a aumentar a produção de ATP no cérebro, o que melhora o desempenho em tarefas que dependem do córtex frontal, como cognição, atenção e memória. 

    O enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico pode desencadear a incontinência urinária, quadro enfrentado por inúmeras mulheres. A suplementação de creatina associada à fisioterapia pélvica pode ajudar nesse caso, de acordo com um estudo preliminar. 

    E se fosse possível unir esses dois ativos em um único suplemento?

    Foi justamente isso que a Dita Cuja fez! Desenvolvemos o nutracêutico Colágeno Íntimo, com uma fórmula única e inovadora para combater o ressecamento e flacidez da região íntima.

    Os peptídeos bioativos de colágeno juntamente com o ácido hialurônico, vão proporcionar hidratação e elasticidade para pele e mucosas, estimulando a renovação da matriz extracelular.  A creatina promove energia e fortalecimento muscular, auxiliando na sustentação.

    Este suplemento também possui Zinco, Cobre e Vitamina C, ativos essenciais para a produção de colágeno, estimulando o nosso organismo a produzir essa proteína tão importante para garantir sustentação e elasticidade. O Colágeno Íntimo também é rico em vitaminas do complexo B, proporcionando mais energia, disposição e qualidade para a pele, unhas e cabelo.

    Com uma única fórmula, você terá acesso à todos esses benefícios e saúde íntima de forma integralizada!

    Embarque com a Dita Cuja nessa jornada de autocuidado! Cuidar da Dita Cuja é cuidar do corpo todo! 🧡

    Até a próxima 🌸

    Referências:

    • Smith-Ryan AE, Cabre HE, Eckerson JM, Candow DG. Creatine Supplementation in Women's Health: A Lifespan Perspective. Nutrients. 2021 Mar 8;13(3):877. doi: 10.3390/nu13030877. PMID: 33800439; PMCID: PMC7998865.
    • Kim DU, Chung HC, Choi J, Sakai Y, Lee BY. Oral Intake of Low-Molecular-Weight Collagen Peptide Improves Hydration, Elasticity, and Wrinkling in Human Skin: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study. Nutrients. 2018 Jun 26;10(7):826. doi: 10.3390/nu10070826. PMID: 29949889; PMCID: PMC6073484.
    • ASSERIN, Jérome et al. The effect of oral collagen peptide supplementation on skin moisture and the dermal collagen network: evidence from an ex vivo model and randomized, placebo‐controlled clinical trials. Journal of cosmetic dermatology, v. 14, n. 4, p. 291-301, 2015.
    • REN, Baojing et al. Collagen-derived peptides as prebiotics to improve gut health. Current Opinion in Food Science, p. 101123, 2024.
    • Volz HP, Rzanny R, Riehemann S, May S, Hegewald H, Preussler B, Hübner G, Kaiser WA, Sauer H. 31P magnetic resonance spectroscopy in the frontal lobe of major depressed patients. Eur Arch Psychiatry Clin Neurosci. 1998;248(6):289-95. doi: 10.1007/s004060050052. PMID: 9928907.
    • Takacs P, Pákozdy K, Koroknai E, Erdődi B, Krasznai Z, Kozma B. A randomized controlled pilot trial to assess the effectiveness of a specially formulated food supplement and pelvic floor muscle training in women with stress-predominant urinary incontinence. BMC Womens Health. 2023 Jun 20;23(1):321. doi: 10.1186/s12905-023-02476-z. PMID: 37340306; PMCID: PMC10283266.
    Voltar para o blog