Hoje em dia, temos acesso a uma quantidade de informações e conhecimento quase infinita! É o poder e a magia da era digital. No entanto, é muito comum ficarmos um pouco perdidos em meio a tanta informação; além disso, nem sempre todas as orientações são confiáveis ou corretas.
No que diz respeito à saúde íntima, podemos encontrar dicas super rapidamente em buscadores da internet ou nas redes sociais. Tenho certeza de que diariamente aparecem vídeos de dicas de skincare, de organização e autocuidado (entre outros) na sua timeline! Apenas precisamos estar atentas à veracidade das informações, uma vez que um produto mal utilizado, por exemplo, pode causar muitos problemas. Quem lembra da polêmica da depilação com pasta de dente?
Usar ou não usar sabonete neutro? Pode fazer ducha vaginal? Pode lavar a ppk com o sabonete do corpo? São muitas as perguntas que surgem no que diz respeito à saúde íntima. Tendo em vista a quantidade de informações que recebemos, que nem sempre são as mais corretas, hoje a Dita Cuja vem descomplicar os cuidados com a vagina! Preparamos uma rotina de cuidados que chamamos de básico bem feito: higienização suave e hidratação intensa. São os dois passos essenciais para cuidar bem da sua dita. Vem conferir!
Passo 1: higienização suave
Primeiro, precisamos ressaltar que a higienização deve ser feita na parte externa, a vulva. O canal interno, que é a vagina, não deve ser lavado, viu?
Sério mesmo?
Sim! Vamos explicar um pouquinho melhor: o canal vaginal possui seu próprio sistema de autolimpeza, através dos mucos e secreções cervicais. Nós não precisamos interferir em nadinha, pois nosso corpo sabe exatamente o que fazer.
Então, Dita... Não me sinto realmente limpa se não lavar lá dentro!
Não faça isso, mulher! A presença e fricção da água e/ou sabonetes retira e desequilibra a mucosa, a microbiota e o pH vaginal. É péssimo! Por exemplo, existem bactérias que estão ali no canal vaginal especificamente para impedir o crescimento de micro-organismos indesejados, como fungos... Lembra da candidíase? Então! Ela geralmente aparece quando as coisas estão desequilibradas lá em baixo! A retirada da barreira protetora natural pode causar uma confusão e tanto.
Dessa forma, higienize somente a vulva!
Ao longo do dia, é totalmente normal que ela acumule oleosidade, suor e células mortas. Assim, essa camada de sujidades precisa ser retirada diariamente, mas de maneira não agressiva. Por isso, opte por produtos naturais e suaves, específicos para a região íntima e que limpem sem agredir a pele. Esse cuidado é muito importante, tanto para evitar o ressecamento quanto para evitar a retirada da camada protetora da pele. Também é imprescindível que o produto respeite o pH da vulva. Pensa só: se o pH estiver desregulado, então as bactérias naturais que vivem ali, protegendo-a, vão ser prejudicadas, pois elas precisam de condições muito específicas para viver; a produção de muco também pode ser alterada se o pH estiver diferente.
Por último, fuja da limpeza diária com lenços umedecidos (utilize apenas quando estritamente necessário), eles não são nadinha benéficos para a sua saúde íntima, além de poderem causar alergias e irritações.
Passo 2: hidratação suave
Depois de higienizar, precisamos secar bem a região íntima, uma vez que o excesso de umidade pode causar diversos distúrbios, como a candidíase, por exemplo. Após essa etapa, utilize produtos hidratantes específicos para a ppk para proteger a barreira natural da pele e mantê-la bem saudável! Uma pele hidratada é uma pele íntegra e menos suscetível a fissuras e ressecamentos, estando super macia também. Tudo de bom, não é?
E é isso o que chamamos de básico bem-feito! Uma higienização correta e suave somada à hidratação dessa área são tudo o que você precisa para uma dita super saudável!
A Dita Cuja desenvolve produtos que atendem com eficácia e segurança as especificidades da região íntima! A espuma suave de higiene íntima Dita Cuja possui uma fórmula leve, uma textura suave e o pH regulado naturalmente pelo vinagre de maçã, de forma que fique bem semelhante ao nosso pH fisiológico! Além disso, possui em sua formulação o extrato de romã, que possui atividade antimicrobiana, auxiliando na manutenção da flora natural e o óleo de calêndula, um excelente anti-inflamatório natural. Ela promove a limpeza delicada tão importante para essa área!
Já o sérum 12 em 1 possui como um dos seus muitos benefícios, intensa hidratação antioxidante, com uma absorção super-rápida! Ele não acumula umidade e promove a regeneração celular. Possui ativos como o óleo de coco, óleo de semente de uva e óleo de buriti, que promovem uma pele realmente cuidada e hidratada!
Cuidados íntimos são essenciais para a manutenção do nosso bem-estar integral, afinal de contas, cuidar da dita cuja é cuidar do corpo todo!