Essa é uma pergunta muito frequente por aqui! Muitas mulheres procuram a Dita Cuja em busca de conselhos sobre como melhorar a aparência da pele da virilha: seja por causa das foliculites, seja pelas manchinhas escuras em algumas áreas ou outras questões estéticas.
Primeiramente, a Dita quer deixar claro que está tudo bem não ter uma pele de comercial de biquíni! Uma virilha com regiões mais escuras e pelinhos encravados é a regra, não a exceção! É totalmente natural, inclusive. Pode ter certeza de que as celebridades que possuem uma pele impecável certamente utilizam muitos tratamentos para ter esse resultado, viu?
Dessa forma, no blog de hoje vamos falar sobre algumas ações/medidas que ajudam a manter a pele da região íntima mais saudável e, assim, com uma aparência mais bonita!
Primeiro, precisamos entender que, assim como o rosto, como as mãos ou qualquer outra parte do corpo, a virilha também precisa de cuidados! Então, tudo o que for utilizado nessa área, precisa ser específico para ela. Sendo assim, vamos lá:
1- Escolha um método de depilação com o qual você se adapte
É bastante comum vermos recomendações pela internet sobre qual é o melhor método depilatório, mas, na verdade, devemos levar em consideração qual é o melhor para você. Algumas mulheres morrem de medo da cera, enquanto outras tem pavor da coceira provocada pela lâmina! Analise qual é o método que a sua pele melhor reage! Apenas lembre-se de que para cada tipo depilação, diferentes cuidados devem ser tomados!
- Na depilação à cera: primeiramente, busque uma boa profissional, que saiba as melhores técnicas de remoção sem machucar a pele; a menos que você realmente saiba fazer sozinha e tenha experiência, a Dita não recomenda que faça por si mesma, pois as chances de você acabar se machucando são bem altas! Após o procedimento, busque por uma limpeza suave e uma hidratação calmante, uma vez que a pele estará bem sensibilizada. Inclusive, use apenas produtos que você já conhece e faz uso, pois, em caso de reação alérgica, ela pode ser agravada pelo fato de a pele estar vulnerável.
- Na depilação com lâmina: uma higienização correta é muito importante tanto antes quanto depois! Busque por cosméticos que auxiliem o deslizar da lâmina, pois, quanto mais suave, menores os riscos de cortes e irritações. Inclusive, nada de usar o mesmo aparelho durante meses, ein? Siga as indicações de uso da marca, tanto para evitar usar uma lâmina cega quanto para evitar a formação de micro-organismos no aparelho. Falando nisso, o armazenamento é bem importante; cuide para que não fique exposto no banheiro, uma vez que é uma região de grande concentração bacteriana e que a lâmina seja guardada bem seca!
- Na depilação a laser: siga à risca as orientações da sua profissional! Para aparar os pelos antes da sessão, siga as mesmas dicas da depilação com lâmina. Não utilize nenhum método que arranque os pelos da raiz, pois isso pode prejudicar seus resultados. E lembre-se: fuja da exposição ao sol, pois a radiação pode provocar o aparecimento de manchas, justamente o que procuramos evitar, não é?
2- Esfoliação
Acredite, uma ótima aliada no combate à foliculite é a esfoliação! Faça ao menos uma vez por semana e também antes e depois de se depilar; a fricção vai auxiliar tanto na retirada das células mortas quanto na prevenção de que os pelos encravem. Ela pode ser feita pelas buchas vegetais ou por cosméticos esfoliantes; se for comprá-los, dê preferência para produtos que possuam ativos anti-inflamatórios, como o açafrão! Mas tome cuidado com excessos e com a força empregada: uma esfoliação eficiente não precisa de força, mas sim de suavidade; evitando, assim, que a pele fique vulnerável.
3- Mantenha a pele hidratada
Além de manter um consumo de água adequado, a pele da sua virilha também irá precisar de hidratação externa! No entanto, lembre-se de utilizar produtos hidratantes de absorção rápida, uma vez que devemos evitar o acúmulo de umidade na região da virilha (tanto para promover a saúde da região quanto para prevenir a proliferação de micro-organismos). Uma pele devidamente hidratada significa pele íntegra: livre de irritações e coceiras, além de ser menos suscetível a ferimentos e atritos.
Existem muitas opções de produtos hidratantes no mercado; busque por aquele que atenda às suas necessidades no momento! Existem cosméticos clareadores de manchas, por exemplo, mas esses devem ser usados muito atentamente, pois todo composto clareador possui algum tipo de ácido em sua composição e os cuidados devem ser redobrados, sobretudo quanto à exposição solar e a compatibilidade do produto e do ácido em uma região tão sensível quanto a virilha.
Vale ressaltar que os cosméticos hidratantes e uniformizadores já fazem uma grande diferença na aparência da pele, mesmo sem a presença de ácidos. Você vai ficar surpresa com o quanto uma rotina de cuidados diários para sua virilha pode melhorar a aparência dela. Aqui na Dita nós chamamos esse auto cuidado de ppcare!
4- Utilize roupas leves
Por fim, outra dica muito importante é: troque roupas justas por modelos mais leves e soltinhos. Dessa forma, você evita atritos na pele e, consequentemente, as chances de irritações diminuem bastante! Fora que não é nada confortável quando estamos com a pele irritada, seja por foliculite ou outro fator e as costuras ficam apertando e acabam piorando a situação, não é? Além disso, prefira roupas íntimas feitas de tecidos naturais, como o algodão, uma vez que tecidos sintéticos acabam por abafar a região e estamos em busca de uma pele saudável!
Após todas essas dicas, fica a recomendação da Dita: você pode até ficar perdida inicialmente, mas uma rotina de cuidados básicos e práticos já irá fazer grande diferença! Resumindo, depile-se com cuidado, faça esfoliações no banho semanalmente, utilize um hidratante após ele e evite roupas muito justas. Pronto! Tenho certeza de que sua virilha certamente ficará com uma aparência mais bonita.
Para auxiliar nesse autocuidado, a Dita Cuja desenvolveu o sérum íntimo 12 em 1, que possui 12 ativos naturais maravilhosos, como a rosa mosqueta, a calêndula e o óleo de semente de uva. Além de promover hidratação intensa, nosso sérum auxilia na regeneração e uniformização da pele, sendo também muito indicado para o pós depilatório devido a suas propriedades calmantes. É de rápida absorção e não possui água em sua composição, evitando, assim, o acúmulo de umidade na região íntima. E o melhor de tudo: é super indicado para o tratamento de foliculites, devido a seus ativos antioxidantes e anti-inflamatórios!
Embarque com a Dita Cuja nessa jornada de autocuidado e ppcare! 🧡