Se você está lendo isso, provavelmente está lidando com aquela coceirinha incômoda na região íntima. Não se preocupe, você não está sozinha! Muitas mulheres passam por isso em algum momento da vida, e estamos aqui para ajudar. Vamos entender as causas, os sintomas e o que você pode fazer para resolver essa situação desconfortável.
Causas da coceira na região íntima
A coceira na região íntima pode ser causada por diversos fatores. Aqui estão alguns dos mais comuns:
- Infecções por fungos: A candidíase, causada pela Candida albicans, é uma das principais culpadas. Ela ocorre quando há um desequilíbrio na microbiota vaginal.
- Irritações e alergias: Produtos que não são desenvolvidos especialmente para a região íntima ou que possuem pH inadequado, ingredientes nocivos, como petrolatos e fragrâncias podem causar reações alérgicas.
- Roupa íntima de tecido sintético: O tecido da roupa íntima também deve ser de algodão para evitar irritações e abafamento.
- Desequilíbrios hormonais: Mudanças nos níveis hormonais, especialmente durante a menstruação, gravidez ou menopausa, podem afetar a saúde vaginal.
- Higiene inadequada: O sabonete utilizado para o corpo não possui pH compatível com o da vagina, por isso agride e resseca a região íntima. Procure produtos desenvolvidos para a região íntima que promovem limpeza gentil e que seja compatível com o pH e a microbiota local.
- Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs): Algumas DSTs também podem causar coceira e desconforto.
Sintomas associados
Além da coceira, você pode notar outros sintomas e é super importante que você preste atenção neles para te ajudar a diagnosticar a causa da coceira, como:
- Vermelhidão e inchaço
- Corrimento incomum (podendo ser branco e espesso no caso da candidíase)
- Odor desagradável
- Sensação de queimação ao urinar ou durante a relação sexual
O que fazer para resolver?
Agora que entendemos as causas e os sintomas, vamos ao que interessa: como aliviar essa coceira que incomoda tantas mulheres!
- Higiene íntima apenas com produtos adequados: as espumas de limpeza íntima da Dita Cuja possuem pH compatível com o da região íntima e não desregulam a microbiota. Além disso, possuem tecnologia syndet, promovendo uma limpeza suave sem ressecar.
- Hidrate a vulva: o ressecamento também causa irritação e coceira. Hidratar essa região com produtos adequados pode acalmar a pele da vulva e proporcionar alívio imediato. Os óleos vegetais de camomila e lavanda são ideais para essa função.
- Evite duchas vaginais: além de alterar o pH e afetar negativamente a microbiota, este hábito pode causar microferimentos, causando irritação e facilitando uma possível infecção.
- Use roupas íntimas de algodão: Elas permitem que a pele respire e evitam a umidade, que pode favorecer o crescimento de fungos.
- Evite roupas apertadas: Prefira roupas mais soltas e confortáveis, principalmente durante o verão.
- Cuide da sua alimentação: Uma dieta balanceada, rica em probióticos (como iogurte natural) e alimentos que elevam a imunidade íntima, como o cranberry e vinagre de maçã, pode ajudar a manter a microbiota vaginal saudável.
- Consulte um médico: Se a coceira persistir ou vier acompanhada de outros sintomas, procure um ginecologista. Ele poderá fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento adequado.
Ainda bem que existem produtos que aliviam esse desconforto...
Coceira e irritação são desconfortos comuns na região íntima e acompanham a vida da mulher, não importa a idade. Pensando em uma maneira de aliviar esses sintomas e proporcionar bem-estar íntimo, a Dita Cuja desenvolveu um ritual de cuidados para manter sua região íntima sempre saudável.
Para a limpeza, a Espuma de Higiene Íntima Active é 100% natural e possui pH compatível com o da região íntima e não prejudica a microbiota vaginal. Além disso, ela possui tecnologia syndet que limpa gentilmente sem ressecar. Ela deve ser usada diariamente e o hábito de higiene com os produtos adequados está associado com a melhora da coceira.
Para a etapa de hidratação e regeneração, foi desenvolvido o Sérum Íntimo Regenerador 12 em 1, uma fórmula inteligente, 100% natural com um blend dos melhores ativos que atuam na minimização das diversas causas da coceira e irritações.
Os óleos de camomila e lavanda acalmam a pele dessa região; os óleos de coco, copaíba e melaleuca possuem atividade antimicrobiana, prevenindo infecções como a candidíase; os óleos de semente de uva, abacate e rosa mosqueta regeneram e hidratam a pele, combatendo o ressecamento da pele da vulva. Além disso, ele é dermatologicamente e ginecologicamente testado e aprovado!
Desenvolver produtos que ofereçam segurança, eficácia e bem-estar íntimo é prioridade para a Dita Cuja.
Até a próxima, e cuide-se bem! 🌸