Há quem ame, há quem deteste... Mas todo ano ele chega pontualmente dividindo corações: o inverno! Nessa estação do ano, precisamos adaptar um pouquinho da nossa rotina para atender diferentes necessidades do corpo que surgem com as mudanças que o inverno traz!
Isso mesmo, nosso corpo é super influenciado pelas transformações da natureza! Essa é uma das bases da medicina ayurvédica, originária da Índia há mais de cinco mil anos. Um exemplo bem palpável para você: no verão, com maior incidência solar, tendemos a acordar cedo com mais facilidade; já no inverno, com noites mais longas, o sono tende a ser bastante reparador! Para aqueles que são mais céticos quanto a nossa ligação com a natureza, pense só na influência da lua sobre as marés ou como nós, mulheres, somos influenciadas pelo nosso ciclo menstrual: no período fértil tendemos a estar mais ativas e produtivas, enquanto menstruadas ficamos mais introspectivas.
Nesse sentido, uma das partes do nosso corpo que precisa de atenção redobrada no inverno é a pele, sobretudo aqui no Brasil, onde os invernos são mais secos. No blog de hoje, a Dita vai falar sobre alguns cuidados básicos com a pele durante essa estação!
- Mantenha-se hidratada: no verão estamos bem atentos ao consumo de líquidos, mas no inverno acabamos não prestando tanta atenção assim. No entanto, para se ter uma pele saudável, é necessário que nosso corpo esteja hidratado! Além disso, a forma de hidratação primordial da pele vem de dentro; cremes, óleos corporais e séruns desempenham um ótimo papel, mas serão pouco eficientes se não forem acompanhados de uma ingestão de água adequada.
Aproveite o friozinho e beba bastante chás! Fora a hidratação, eles auxiliam bastante na digestão, e tem, é claro, suas propriedades medicinais específicas. Por último, ainda tem um super brinde: a prevenção das infecções urinárias.
- Evite banhos escaldantes: eu sei, eu sei. Não tem nada mais delicioso no mundo que um banho quentinho no frio, principalmente após um dia super cheio. Está tudo bem tomar um banho quentinho! Só não precisa ser a temperatura da água de fazer sopa, sim? A água quente, sobretudo em banhos longos, é uma das principais responsáveis pela remoção da camada de proteção da pele, o que provoca ressecamento, fissuras e até descamação.
Inclusive, vale ficar atenta à frequência e a duração dos banhos. Se um longo banho quente prejudica a pele, imagine dois ou três por dia?
- Hidratação com constância: não só de beber água que vive uma pele bonita, não é? Cremes, óleos, manteigas e séruns são ótimos aliados para manter a hidratação da pele! No inverno, principalmente, use e abuse de óleos corporais e massagens; outra indicação da medicina ayurvédica! As massagens irão aquecer o corpo, enquanto os óleos irão evitar a perda de água pela pele e mantê-la com um aspecto suave. Apenas lembre-se de manter constância, sim? Inclua a hidratação da pele como um passo da sua rotina; todos os dias após o banho, por exemplo! Regularidade de cuidados é o segredo para uma pele bonita e saudável.
Vale ressaltar que quanto à hidratação íntima, é preferível utilizar séruns, uma vez que possuem rápida absorção e não acumulam umidade na região!
- Cuidado com a exposição solar: quem não gosta de tomar um solzinho nos dias frios? Aqui no Brasil, como somos pouco acostumados e preparados para o frio, há dias no inverno em que parece que apenas o sol é capaz de afugentar pés e narizes gelados.
E tomar sol pode ser muito benéfico, inclusive! Auxilia na síntese de vitamina D, ajuda a regular o ciclo circadiano e melhorar o sono... Apenas precisamos nos atentar aos horários de exposição e uso correto do protetor solar quando estivermos em horários muito intensos. Afinal de contas, mesmo que acabemos relaxando um pouco, o sol continua queimando no inverno e os efeitos da exposição permanecem: desde a formação de rugas na pele, à possíveis queimaduras e ao risco do desenvolvimento de cânceres de pele.
E não podemos esquecer, é claro, os cuidados com a pele da nossa região íntima no inverno que, assim como qualquer outra região do copo, também pode sofrer intensamente com ressecamento nesse período! Aqui na Dita Cuja, temos o propósito promover hábitos de autocuidado essenciais para todas as nossas clientes. Por isso, desenvolvemos um Sérum Íntimo 12 em 1, formulado com 12 ativos naturais que provem 12 super benefícios, como: regeneração; efeito calmante e tonificante; fortalece a barreira natural da pele; além de uma hidratação intensa tão necessária!
Também desenvolvemos nossa Espuma Suave de higiene íntima, idealizada para limpar sem agredir e ressecar a pele, com um rendimento até 3 vezes maior do que os sabonetes líquidos comuns. Além da limpeza suave, também promove o equilíbrio da flora local, uma vez que possui o pH regulado para ser semelhante ao pH fisiológico da vulva. Possui ativos como o extrato de romã, amplamente conhecido pelas suas propriedades antimicrobianas e cicatrizantes; o ácido hialurônico, poderoso hidratante e a calêndula, que é anti-inflamatória e calmante! Embarque com a Dita Cuja nessa jornada de carinho e autocuidado!