Blog: benefícios do extrato de romã para a saúde íntima
Hoje em dia temos remédios para tudo! Quase todo desconforto pode ser solucionado e a maioria das doenças possui intervenção. E ainda bem, não é? Ainda assim, com o avanço da medicina, acabamos nos esquecendo do poder das terapias naturais! A natureza nos fornece uma infinidade de recursos terapêuticos que não devemos menosprezar.
Um ótimo exemplo sobre o poder da fitoterapia se dá pela romã, uma fruta há muito utilizada e conhecida pela sabedoria popular. Originária do Oriente Médio, foi cultivada em diversas regiões pelo mundo e se tornou amplamente conhecida por suas propriedades medicinais, além de ter se tornado símbolo de fertilidade e fecundidade. Vem conhecer um pouquinho com a Dita Cuja sobre essa fruta cheia de benefícios!
- Atividade antimicrobiana:
Bioativos presentes na romã apresentam potencial de combate a bactérias e fungos. Estudos feitos sobre essa planta já confirmaram a sua capacidade de inibir o crescimento desses micro-organismos, com um super destaque para sua atividade contra as bactérias da espécie Staphylococcus aureus, grande inimiga das mulheres, uma vez que é uma das principais responsáveis por infecções urinárias.
- Atividade antioxidante:
Sua composição é bem rica em polifenóis, substâncias com alto poder antioxidante! Certo, Dita, mas o que realmente isso significa?
É assim: os antioxidantes neutralizam os radicais livres, espécies químicas com alto poder de reagir com nossas biomoléculas (como proteínas e lipídeos). Essa interação não é benéfica para nós e ocasiona diversos processos, como o envelhecimento da pele. Percebe, então, a importância da atividade antioxidante? Além da romã, outras substâncias também possuem alto poder antioxidante, como as vitaminas C, vitaminas E e carotenóides (presentes em alimentos de coloração amarela, vermelha ou alaranjada).
- Prevenção de doenças:
Além das atividades antimicrobianas e antioxidantes, estudos sobre a romã indicam seu potencial de prevenção e tratamento para diversas doenças: diabetes, hipertensão, dermatites e até mesmo doenças bucais, devido ao seu poder antisséptico e anti-inflamatório. Também tem sido amplamente utilizado na ginecologia natural, devido a suas propriedades antimicrobianas. Uma fruta multifunções, a romã!
Aqui na Dita Cuja, temos o propósito de desenvolver dermocosméticos seguros e eficientes voltados à saúde íntima da mulher. Tendo isso em vista, não poderíamos deixar de utilizar o extrato de romã em nossas composições! A Espuma Natural de Higiene Íntima foi pensada especialmente para cuidar e proteger a saúde da nossa ppk e por isso conta com ativos como o a calêndula, o óleo essencial de melaleuca, o vinagre de maçã orgânico e, claro, o extrato de romã, que irá auxiliar na manutenção da flora local.
Após a higienização suave, use o Sérum íntimo 12 em 1! Enriquecido com 12 ativos naturais, promove uma super hidratação antioxidante! Sua composição conta com a vitamina E, que vimos anteriormente também ser um super antioxidante, além de compostos regeneradores, como a rosa mosqueta e o óleo de semente de uva.
Embarque com a Dita Cuja nessa jornada de autocuidado! Sua intimidade é seu templo sagrado! <3
Referências:
HIRATA, Lilian Lucio; SATO, Mayumi Eliza Otsuka; SANTOS, Cid Aimbiré de Moraes. Radicais livres e o envelhecimento cutâneo. Acta Farm. Bonaerense, v. 23, n. 3, p. 418-24, 2004.
CATÃO, Maria Helena Chaves de Vasconcelos et al. Estudos clínicos com plantas medicinais no tratamento de afecções bucais: uma revisão de literatura. UNOPAR Cient., Ciênc. biol. saude, 2012.
SUZUKI, Erika Tiemi. Avaliação fenológica, análise econômica e estudo da cadeia produtiva da romã (Punica granatum). 2016.
RAIMUNDO, JÉSSICA DA SILVA; DE TOLEDO, CLEYTON EDUARDO MENDES. Plantas com atividade antifúngica no tratamento da candidíase: uma revisão bibliográfica. Uningá Review, v. 29, n. 2, 2017.
SHAYGANNIA, Erfaneh et al. A review study on Punica granatum L. Journal of evidence-based complementary & alternative medicine, v. 21, n. 3, p. 221-227, 2016.