Flacidez íntima, dicas para tratar em casa e ter um bom resultado
Você se sente incomodada com a flacidez da sua região íntima e busca por algo eficiente para diminuir esse incômodo? Ou teve curiosidade sobre este tema e quer saber mais? Então, esse post é para você!
O que é a flacidez na região íntima?
Muitos não sabem, mas a flacidez íntima pode ser dividida em flacidez vaginal e em flacidez vulvar, que se diferenciam em pequenos aspectos que você já vai entender:
A flacidez vaginal consiste na perda de rigidez dos músculos pélvicos, ou seja, é o resultado do relaxamento dos músculos vaginais, que são músculos localizados na região entre as pernas, primordiais para a sustentação de órgãos do sistema urinário e reprodutivo da mulher. Isso pode causar perdas involuntárias de urina, dores na relação, dificuldade para sentir prazer, entre outros sintomas.
Já a flacidez vulvar é uma condição causada pela redução da produção de colágeno e pela consequente perda de elasticidade da pele da vulva. Pode ocorrer, principalmente, em mulheres a partir de 35 anos de idade, deixando a vulva, os grandes e os pequenos lábios, com um aspecto mais flácido. Outros sintomas relacionados são o ressecamento dessa região, que, além de incômodos físicos, pode influenciar diminuindo a auto estima, libido e consequentemente diminuindo a qualidade de vida.
Apesar de ser um assunto pouco abordado, muitas mulheres temem passar por esse desconforto. Pensando nisso, separamos aqui as principais causas e os tratamentos mais eficientes para o controle dessa flacidez.
Quais as causas da flacidez íntima?
As causas desse problema variam bastante, de acordo com os hábitos e rotina de cada mulher, mas podemos destacar algumas como as principais:
1) O envelhecimento da mulher e a queda na produção do estrogênio
Com o passar dos anos, é comum ocorrer a perda da elasticidade do corpo, principalmente, pela falta da produção de hormônios que conferem firmeza, sustentação e elasticidade aos nossos músculos e pele. E, acredite, isso também ocorre na nossa região íntima! Após a menopausa, há uma drástica queda na produção do estrogênio e, como consequência, ocorre a flacidez vaginal e vulvar.
2) Múltiplos partos
A flacidez pós-parto é bastante conhecida, principalmente, após o parto normal, já que o bebê saiu pelo canal vaginal. Mas, não se engane, ela pode ocorrer, também, após a cesariana, uma vez que o útero cresceu muito e fez bastante pressão sobre o períneo e assoalho pélvico.
3) Falta de hidratação
Sem a devida hidratação, a pele da vulva fica suscetível à descamação e sensibilidade, podendo, consequentemente, desenvolver feridas, rachaduras e até algumas doenças que podem surgir por conta dessa fragilidade. E ainda, uma pele desidratada acelera o processo de envelhecimento e pode favorecer a proliferação de microrganismos que nos causam doenças.
4) Sedentarismo e a falta de atividades físicas
Uma rotina sedentária e sem nenhuma prática de exercícios físicos pode levar ao desenvolvimento precoce da flacidez íntima. Isso porque, exercícios pélvicos ajudam a fortificar e elastecer a região. Então, uma boa dica é a prática de atividades físicas!
Mas, calma! Tudo isso pode ser amenizado por tratamentos já existentes no mercado e, até mesmo, tratamentos caseiros que mostraremos a seguir.
Tratamentos para flacidez íntima
Como você já sabe, há certa diferença entre a flacidez vaginal e a flacidez vulvar. Então, separamos aqui alguns tratamentos que acreditamos ser eficientes para cada uma dessas flacidezes. Começaremos pela flacidez vaginal!
Tratamentos para flacidez vaginal (Região Interna)
1) Exercícios e fisioterapia
Os exercícios da musculatura pélvica ou, ainda, os exercícios de Kegel, são atividades que fortalecem os músculos de todo o assoalho pélvico, inclusive, os músculos vaginais. Devido a isso, muitos profissionais indicam tais exercícios para as mulheres que se sentem insatisfeitas com o relaxamento vaginal. Esses exercícios são de fácil execução e podem ser feitos na sua própria casa. Mas se preferir, a fisioterapia também é altamente indicada. Os fisioterapeutas combinam os exercícios de Kegel com um treinamento conhecido como biofeedback, um método que mede as respostas do corpo quando há o estímulo de contração da musculatura pélvica. E os resultados são incríveis!
2) Tratamentos a laser
Os tratamentos a laser são procedimentos que estimulam a produção de colágeno, uma proteína que confere elasticidade e resistência aos tecidos do nosso corpo, evitando, dessa maneira, a flacidez.
Tratamentos para a flacidez vulvar (Região Externa)
1) Preenchimento com ácido hialurônico e tratamentos a laser
Acredita que o laser também pode ser utilizado para reduzir o relaxamento na região vulvar? Mas para essa região, os especialistas recomendam a união como ácido hialurônico com o laser para alcançar resultados ainda melhores.Esse procedimento é dividido em duas etapas. Na primeira, o laser estimula a produção de colágeno, como na situação anterior, deixando a região mais hidratada, elástica e lisa.Já na segunda etapa, o ácido hialurônico realiza o preenchimento da região com perda de elasticidade. É sempre importante lembrar que essa é uma técnica nova e que somente deve ser feita sob responsabilidade de profissionais confiáveis. O valor do laser íntimo pode variar de acordo com a clínica médica. Mas, pode-se colocar como um preço médio o valor entre R$1.650 a R$2.500 por sessão.
2) Mas em casa, o que posso fazer para prevenir ou tratar?
A Hidratação da Região Vulvar é de extrema importância . Os cuidados devem ser similares à pele do restante do corpo, o que torna mais seguro o uso de séruns e hidratantes, por exemplo. Existem inúmeros ativos que podem auxiliar com suas propriedades a hidratação e renovação celular da região, abaixo listamos alguns exemplos:
Hidrate a pele!
Pois é, mulher! Manter a pele hidratada será um passo imprescindível para prevenir e tratar a flacidez, além de mantê-la íntegra e com sua barreira protetora bem cuidada.
Falando nisso... não use vaselina, principalmente na região íntima! Ela não hidrata, apenas proporciona o fator sensorial. Você pode até sentir uma textura mais macia, mas na verdade não houve nenhum benefício para a sua pele. Inclusive, a vaselina é derivada do petróleo e comedogênica, de forma que pode “entupir” os poros da pele. O mesmo vale para os talcos! Pode até parecer tentador utilizá-los para manter a região seca, mas eles não são adequados para isso, sobretudo para sua ppk.
Um ótimo aliado para hidratar a pele da região íntima é o Sérum Íntimo 12 em 1 da Dita Cuja. Com sua formulação específica para a ppk e livre de substâncias prejudiciais, o sérum irá promover uma série de benefícios além da hidratação: regeneração e ação antioxidante, prevenção de foliculites e fortalecimento da barreira natural da pele. Sua composição é rica em ativos naturais, como os óleos essenciais de lavanda, camomila e calêndula, que serão ótimos para acalmar e hidratar. Ele não possui água em sua composição e possui rápida absorção, de forma a evitar o acúmulo de água na região íntima.
Além disso, pode ser utilizado também em outras áreas, como coxas e seios, que também sofrem muito com o atrito. A fricção pele a pele das coxas e as irritações causadas pelos sutiãs podem e devem ser cuidadas também!Para promover uma limpeza suave, tão necessária no momento em que as assaduras surgem, desenvolvemos a Espuma Natural de Higiene íntima. Enriquecida com ativos naturais, promove uma limpeza delicada e ideal para regiões sensíveis. Além disso, ela respeita e equilibra o pH vaginal, pois possui o vinagre de maçã orgânico em sua composição.
COMO VOCÊ CUIDA DA SUA REGIÃO ÍNTIMA?
Assim como qualquer outra parte do corpo, nossa região íntima precisa de cuidados diários!
Os cuidados com a pele dessa região influenciam diretamente na nossa SAÚDE, BEM-ESTAR E AUTOESTIMA.
A falta de cuidados com essa região pode desencadear:
1.
hidratação, restauração
e proteção
O ressecamento pode trazer coceiras, desconfortos, escurecimento, envelhecimento acentuado e flacidez.
O ressecamento pode trazer coceiras, desconfortos, escurecimento, envelhecimento acentuado e flacidez.
2.
higiene suave
adequada
Ela é a base para prevenir desconfortos íntimos, uma vez que, nessa fase, aumenta o risco de infecções, especialmente urinária.
Ela é a base para prevenir desconfortos íntimos, uma vez que, nessa fase, aumenta o risco de infecções, especialmente urinária.
Vinagre de Maçã Orgânico
É um grande aliado para promover o reequilíbrio do pH vaginal. Além disso, ele possui propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase.
Vinagre de Maçã Orgânico
É um grande aliado para promover o reequilíbrio do pH vaginal.
Além disso, ele possui propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase.
Lavanda
Possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, devido à presença de compostos como o linalol, que podem ajudar a aliviar irritações e desconfortos na região íntima.
Suas propriedades antibacterianas suaves auxiliam na prevenção de infecções e no equilíbrio da flora vaginal. O aroma suave e relaxante da lavanda promove uma sensação de bem-estar e conforto durante a higiene íntima, tornando-o uma escolha excelente para cuidados diários.
Calêndula
Possui poderosa ação reepitelizante e cicatrizante natural, sendo indicada para amenizar e tratar irritações, e ainda prevenir assaduras.
Um bioativo anti-alergênico, antiinflamatório, protetor e restaurador de tecidos.
Extrato de Romã
Age a favor da renovação celular. Abundante em vitamina A, ajuda a manter a pele bonita e saudável. Rico também em taninos, esse bioativo possui propriedades antimicrobianas, sendo o seu extrato é muito utilizado por ginecologistas no tratamento natural de casos de leucorreia e até mesmo no combate ao vírus do herpes genital.
Extrato de Romã
Age a favor da renovação celular. Abundante em vitamina A, ajuda a manter a pele bonita e saudável.
Rico também em taninos, esse bioativo possui propriedades antimicrobianas, sendo o seu extrato é muito utilizado por ginecologistas no tratamento natural de casos de leucorreia e até mesmo no combate ao vírus do herpes genital.
Lavanda
Possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, devido à presença de compostos como o linalol, que podem ajudar a aliviar irritações e desconfortos na região íntima.
Suas propriedades antibacterianas suaves auxiliam na prevenção de infecções e no equilíbrio da flora vaginal. O aroma suave e relaxante da lavanda promove uma sensação de bem-estar e conforto durante a higiene íntima, tornando-o uma escolha excelente para cuidados diários.
Extrato
de Cranberry
Rico em compostos com propriedades antibacterianas, ajudam a prevenir e reduzir a incidência de infecções e irritações na região íntima.
Além disso, suas propriedades antioxidantes auxiliam na proteção do epitélio vulvovaginal contra danos oxidativos e na manutenção do pH ácido, crucial para a saúde da microbiota vaginal.
Calêndula
Possui poderosa ação reepitelizante e cicatrizante natural, sendo indicada para amenizar e tratar irritações, e ainda prevenir assaduras.
Um bioativo anti-alergênico, antiinflamatório, protetor e restaurador de tecidos.
Extrato de Cranberry
Rico em compostos com propriedades antibacterianas, ajudam a prevenir e reduzir a incidência de infecções e irritações na região íntima.
Além disso, suas propriedades antioxidantes auxiliam na proteção do epitélio vulvovaginal contra danos oxidativos e na manutenção do pH ácido, crucial para a saúde da microbiota vaginal.
Hidrata e renova! Quem usa aprova:
RECEBEMOS DIARIAMENTE NO INSTAGRAM DEPOIMENTOS EMOCIONANTES
modo de uso:
Informações da Compra
FRETE GRÁTIS
Em Compras acima de R$150,00
PARCELAMENTO
3x sem juros no Cartão
PIX
Opção por pagamento em Pix